SENSIBILIZAÇÃO E PRÁTICAS AMBIENTAIS: Programa Integrado de Coleta Seletiva do Comando Militar do Oeste, Exército Brasileiro.

    Poder Público

    16/09/2014

    Sobre o Projeto

    Descrição

    Práticas baseadas nos princípios da Educação Ambiental, aplicadas a instituições públicas, privadas e sociedades civis organizadas, constitui fator de sucesso para o desenvolvimento de novos valores e concepções sobre as diversas questões ambientais. Desta forma, em 2011, numa ação pioneira entre os Comandos Militares de Área, o CMO criou o “Programa Integrado de Coleta Seletiva do Comando Militar do Oeste”, integrando as 19 Organizações Militares de Campo Grande, MS, com efetivo aproximado de 4.650, entre militares e servidores civis. Formaram-se grupos de trabalho constituídos por gestores que atuaram como agentes multiplicadores do conhecimento em seus quartéis. Assim, todo o esforço resultou em assinaturas de Acordos de Cooperação, publicados no Diário Oficial da União, entre o CMO e empresas especializadas na coleta de resíduos recicláveis (papel, papelão, vidro, plástico e metal) e derivados de petróleo (Querosene de Aviação e lubrificantes em geral).

    O que motivou a iniciativa

    Implantar de forma integrada ao Comando Militar do Oeste um programa de coleta seletiva que pudesse contemplar todas as Organizações Militares de Campo Grande, MS, a fim de mitigar impactos ambientais negativos sobre o meio ambiente e desenvolver um senso crítico, para a compreensão dos problemas ambientais causados pelo descarte inadequado dos resíduos oriundos das atividades diárias, nas áreas de aquartelamentos, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/10 e a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9.795/99. Efetivamente, buscou-se atingir os seguintes objetivos: - Atender aos requisitos ambientais legais de acordo com a legislação ambiental em vigor; - Elevar o nível de sensibilização ambiental de todos os participantes do Programa Integrado de Coleta Seletiva do CMO e público externo; e - Dar uma destinação ambientalmente correta aos resíduos gerados das atividades das Organizações Militares envolvidas no programa.

    Principais resultados

    - Elevação da consciência ambiental, incorporada à cultura organizacional das Organizações Militares envolvidas no programa; - Foram realizadas exposições por meio de palestras educacionais e visitas de campo; - Maior disciplina quanto à separação dos resíduos, de acordo com a classificação de cores (orgânico, não orgânico – papel, plástico, vidro, metal), facilitando os trabalhos de coleta seletiva e consequente destinação final ambientalmente correta. - Instalação e distribuição de ecopontos nas áreas de circulação e seções das Organizações Militares integrantes; - Fixação de banners em locais de circulação de militares e visitantes; - Distribuição de 15.000 exemplares de cartilhas ambientais, elaboradas pelo CMO, orientadas para a coleta seletiva de resíduos sólidos; e - Desde o início da implantação do “Programa Integrado de Coleta Seletiva do Comando Militar do Oeste”, em 1º de fevereiro de 2011, até o final do primeiro bimestre de 2014, foram coletados e dada a destinação final ambientalmente correta pelas empresas responsáveis, cerca de 57.772,10 Kg de resíduos sólidos recicláveis (papel, papelão, plástico, metal e vidro) e aproximadamente 18.000 litros de QAV-1 (Querosene de Aviação) das aeronaves pertencentes ao 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º B AvEx).

    Desafios Enfretados

    Os desafios encontrados na implantação do Programa de Coleta Seletiva do CMO e inclusão na cultura organizacional, acerca da sensibilização do público-alvo, puderam ser contornados com os esforços despendidos pelos gestores e de todos os colaboradores. Contudo, as atividades ocorreram de forma progressiva e cada uma delas dependeu do sucesso das ações anteriores. Foram encontrados alguns percalços quanto à seleção de empresas habilitadas para a realização da coleta dos resíduos separados, no tocante às certificações ambientais, padrões de qualidade e confiabilidade.

    Lições aprendidas

    A aceitação e o nível de conscientização a respeito da prática foram de grande valia para o desenvolvimento de novos valores e suas implicações para a melhoria da qualidade ambiental e do ambiente de trabalho, refletindo diretamente na quebra de paradigmas e elevação do saber crítico quanto às questões de relevante interesse para a conservação e preservação do meio ambiente equilibrado. Dentro desta perspectiva, os passos para o sucesso do programa, sensibilização e práticas ambientais foram possíveis graças aos seguintes aspectos envolvidos: a capacitação de recursos humanos; nomeação de gestores multiplicadores do conhecimento e a continuidade dos programas educativos de preservação e conservação ambiental, por meio de palestras, distribuição de cartilhas, colocação de banners, folders e outros materiais educativos nos locais de maior circulação de pessoal. O modelo utilizado para a implantação da prática é descomplicado, no entanto, o sucesso vai depender do esforço e empenho de cada um, envolvido nesse processo, sendo a colaboração de todos os participantes um fator decisivo para o êxito das diversas ações. É de fundamental importância a realização de um estudo detalhado sobre as questões ambientais e cultura organizacional que cercam o tema. Sendo assim, essa prática utilizada no CMO pode servir de embasamento para aplicação em programas de Educação Ambiental, tanto em instituições privadas, sociedades civis organizadas,como em órgãos públicos de todas as esferas de governo.

    Fotos

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    Comando do Comando Militar do Oeste
    CNPJ
    09559304000168
    Endereço
    Av. Duque de Caxias – nº 1628 – Bairro Amambaí – Campo Grande/MS, 79.100-900.
    Equipe Técnica
    GLEIDSON ANDRÉ PEREIRA DE MELO – Subtenente Auxiliar de Controle Ambiental do CMO LUIZ FERNANDO DE BRITTO MOREIRA DA COSTA - 2º Tenente Engenheiro Ambiental e Oficial de Controle Ambiental do CMO GLAUCE ARCANGELO DA MOTTA MACEDO Assessora de Apoio para Assuntos Jurídicos do CMO
    Instituições Parceiras
    - Comércio Varejista de Material Reciclável (CRECIL); - Petroquímica Carandá; - Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA); - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMADUR); e - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

    Categorias

    Domiciliar Urbano - Fração Inorgânica
    Executivo - Federal
    Transporte - Aeroportos

    Práticas Relacionadas

    + visualizar mais práticas